Thereza C.C. Ladalardo (Unifesp-SP)

Laserterapia nos Distúrbios Neurosensoriais

Alterações neurossensoriais decorrentes de procedimentos operatórios em odontologia ocorrem, geralmente, em conseqüência da técnica anestésica de bloqueio regional dos nervos alveolar inferior, lingual e bucal. O trauma pode ser causado pela inserção da agulha na bainha do nervo podendo ocorrer uma hemorragia e levar à degeneração das fibras nervosas

As lesões dos nervos periféricos ocasionadas por trauma interrompem o fluxo de impulsos aferentes normais nos neurônios sensitivos, gerando um quadro de desaferentação. Dependendo da extensão do trauma no nervo periférico e da organização da regeneração nervosa, podem ocorrer sintomas que se manifestam clinicamente como anestesia, parestesia, disestesia, hiperestesia, hiperalgesia e dor espontânea. Dentre essas disfunções, são freqüentes a anestesia e a parestesia causadas por lesão incidental do nervo alveolar inferior e/ou lingual na remoção cirúrgica dos terceiros molares inferiores impactados.

A laserterapia é uma opção terapêutica no tratamento de lesões periféricas sensitivas decorrentes de procedimentos cirúrgicos em odontologia. Geralmente, as áreas acometidas com sintomas de desaferentação são: lábio inferior, região do mento, língua, gengiva inserida e terço inferior da face. O tratamento é indicado em caso de lesões de curto e longo período de existência. O laser au­xilia a regeneração nervosa periférica, propiciando a recuperação sensitiva.