Centro de laser FOUFBA  
UFBA
U F B A
Faculdade de Odontologia  
 
 
busca avançada :  
 
A
A

Nossa Equipe
Contato


Tratamentos que Oferecemos

Voltar

Tratamentos Clínicos com o uso de Laseres

DOENÇAS DA MUCOSA ORAL E GENGIVA

MUCOSITE
A mucosite é uma doença da boca provocada por quimioterapia e radioterapia e é um dos principais efeitos colaterais indesejáveis no tratamento do câncer. A dor associada a mucosite, dificulta a mastigação, a deglutição e freqüentemente é causa de interrupção temporária do tratamento e de atraso na recuperação do paciente. A Laserterapia e indicada para prevenir e tratar essa patologia, podendo ser utilizada tanto isoladamente quanto em associação com medicamentos. Conseqüentemente trará alivio da dor, maior conforto ao paciente, controle da inflamação, manutenção da mucosa integra e um maior reparo tecidual.
ver imagem

AFTAS
As úlceras aftosas recorrentes (UAR) são feridas dolorosas comuns da mucosa da boca e que podem ocorrer por diversas razões. A Laserterapia tem ação analgésica, anti-inflamatória e de reparo tecidual trazendo um grande conforto ao paciente.
ver imagem

ÚLCERAS TRAUMÁTICAS
Lesões na mucosa bucal geralmente ocasionadas por trauma mecânico devido a próteses mal adaptadas, aparelhos ortodônticos e dentes com coroas ou restaurações fraturadas. A Laserterapia e um método auxiliar no tratamento destas lesões, reduzindo a dor e a inflamação local.
ver imagem

GENGIVITE
A gengivite é uma inflamação da gengiva, causada pela presença de placa bacteriana e tártaro no dente, próximos à gengiva. É importante a remoção da causa, porem aplicações com laser auxiliam no processo de reparo, pois possuem ações analgésica, antiinflamatória, aumento da microcirculação e redução do edema.
ver imagem

PERIODONTITE
A periodontite é uma lesão destrutiva dos tecidos que circundam um dente (periodonto) e geralmente resultando da extensão de inflamação gengival (gengivite) para dentro do periodonto. A Laserterapia tem sido associada com muitos efeitos biológicos como das células responsáveis pela cicatrização.
ver imagem

DORES DA ATM

A articulação temporomandibular (ATM) é uma articulação que representa a junção da mandíbula com o crânio. A ATM, os músculos da mastigação e as estruturas associadas podem ser acometidos por um grupo de condições denominado "desordem temporamandibular" (DTM), sendo os hábitos anormais da boca, as perdas ou mal-posicionamento de dentes, os principais fatores que a causam. A Laserterapia é uma das medidas terapêuticas para dor, produzindo um considerável nível de conforto ao paciente.
ver imagem

DOENÇAS DOS NERVOS

PARESTESIA
A parestesia é um distúrbio da sensibilidade causado por uma lesão nos nervos. Geralmente são reações locais e sistêmicas relacionadas com a anestesia local. A Laserterapia pode ser utilizada como forma terapêutica, pois ajuda na reparação do nervo periférico devolvendo a sensibilidade.
ver imagem

PARALISIA FACIAL
A paralisia facial é uma doença dos nervos da face cujos sintomas freqüentemente são muito assustadores para o paciente. Existem duas formas: idiopática e sintomática. Entre as formas idiopáticas, a paralisia de Bell é a mais freqüente e corresponde à lesão de natureza incerta, provavelmente viral, no trajeto proximal do nervo facial. A forma sintomática, causada por trauma, tumores comprimindo o nervo facial e outras doenças é incomum . A Laserterapia é uma alternativa de tratamento que parece ser útil no tratamento dessa enfermidade, tendo em vista sua capacidade de aceleração da regeneração das estruturas nervosas.
ver imagem

NEUVRALGIA DO TRIGEMEO  
A nevralgia do trigêmeo é uma dor aguda, tipo choque em face ou em boca originária do nervo trigêmeo. Ocorre mais freqüentemente em pacientes acima de 50 anos de idade. Alguns dos sintomas apresentados são: dor de cabeça na lateral do crânio, na nuca, no pescoço, cansaço nos ombros ao despertar ou fadiga muscular na mastigação de alimentos sólidos. A dor pode ser desencadeada por um "efeito gatilho" quer seja através da mastigação, pelo simples toque na face ao se fazer à barba ou mesmo pela ação do vento. A dor, com duração de segundos, chega de repente e de maneira intensa. A terapia Laser, devido a sua ação analgésica é uma opção de tratamento para os pacientes portadores da nevralgia do trigêmeo.
ver imagem

DORES DE ORIGEM DENTÁRIA

HIPERSENSIBILIDADE DENTÁRIA
A hipersensibilidade dentinária é um fenômeno de alta incidência, na qual ocorre uma resposta exacerbada a um estímulo sensorial. São vários os tratamentos propostos para as lesões não cariosas hipersensíveis, contudo ainda não se estabeleceu o agente ideal para solucionar esta patologia que possui um grande potencial de recidiva. O laser devido a sua ação analgésica, anti-inflamatória e de efeitos na regeneração tecidual e uma ajuda terapêutica valiosa nos processos de hipermia e inflamação pulpar, atuando de duas formas, uma reduzindo a intensidade da dor imediamente e posteriormente produz um dentina terciária promovendo um selamento dos canalículos.
ver imagem

DORES DE DENTE
As dores de origem dentária podem ter diversas causas: A cárie dental, a doença das gengivas, os tratamentos de canal, os traumas nos dentes. O uso do Laser resulta em uma melhora ou eliminação da dor devido a seu efeito analgésico.
ver imagem

REGENERAÇÃO ÓSSEA

Um dos maiores problemas na odontologia moderna é a recuperação de perdas ósseas que podem ser ocasionadas por traumas, procedimentos cirúrgicos ou por processos patológicos. Estudos têm evidenciado efeitos positivos da Laserterapia sobre o processo de reparo de feridas de tecidos moles e sobre tecidos ósseos. Este tratamento é muito indicado após a colocação de Implantes.
ver imagem

Tratamentos Cirúrgicos com o uso de Laseres

webdesigner - Roberto Porto Filho
Website Development & hosting by Exa Web site design Melbourne Australia Website Development & hosting by Exa Web site design Melbourne Australia Website Development & hosting by Exa Web site design Melbourne Australia